16 de fevereiro de 2019

Cruz Vermelha Brasileira

Cruz Vermelha Brasileira

A História da  Cruz Vermelha Brasileira  Se iniciou no ano de 1907, graças à ação do Dr. Joaquim de Oliveira Botelho, espírito culto e cheio de iniciativa, inspirando-se naquilo que testemunhara em outros países, sentiu-se animado do desejo de ver, Além disso, fundada e Funcionando, uma Sociedade da Cruz Vermelha. Junto com outros profissionais da área de saúde e pessoas da sociedade promovidas em 17 de outubro daquele ano na Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro, para lançamento como bases da organização da Cruz Vermelha Brasileira. Em reunião realizada em 5 de dezembro de 1908, foram discutidos e aprovados os Estatutos da Sociedade. Esta data ficou consagrada como a fundação da Cruz Vermelha Brasileira, que teve como primeiro Presidente o Sanitarista Oswaldo Cruz.

A  Cruz Vermelha Brasileira  participou da constituição da Federação de Sociedade de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em 1919, filiando-se a ela.Em nosso país, tornou-se modelo, da forma prevista nas Convenções de Genebra – como em tempos de Paz, Levando ajuda às vítimas de catástrofes e desastres naturais (secas, enchentes, terremotos etc.).

Atua com base nos princípios fundamentais da Cruz Vermelha, que são:

–  Humanidade
–  Imparcialidade
–  Neutralidade
–  Independência
–  Voluntariado
–  Unidade
–  Universalidade

É um serviço de saúde, bem como uma única sociedade nacional da  Cruz Vermelha  autorizada a exercer suas atividades em todo o território brasileiro.

Leia mais:  http://www.cruzvermelha.org.br